Estrutura e membros

4. A Associação “Semente Viva” é composta por leigos, sacerdotes e religiosos que desejam se envolver na evangelização. Qualquer pessoa que pretenda aderir à Associação emite a “Promessa de Evangelização na alegria”, a ser renovada de ano em ano.

  • 1. São definidos MEMBROS EFETIVOS da ” Semente Viva” aqueles que aderem formalmente a ela. Eles antes de tudo se comprometem a levar o carisma da associação aonde vivem e nos serviços assuntos por eles nas paróquias de origem. Contemporaneamente, encontram na Associação o lugar onde poder se confrontar, onde encontrar uma ajuda pore eventuais iniciativas de evangelização assumidas em primeira pessoa, e onde poder colaborar para o anúncio do evangélio nas iniciativas próprias da Asociação.
    Os padres oferecem suas presenças e seu ministério específico na Associação para a evangelização, na medida em que suas funções pastorais torna-o possível; também os religiosos e religiosas são presentes às atividades  segundo suas possibilidades, enriquecendo a mesma com seus carismas específicos

 


5. Para a realização das atividades da associação, os membros da “Semente Viva” pode ser ajudados por outras pessoas que compartilham a espiritualidade e os objetivos da Associação. Para essas pessoas, a Associação oferece momentos específicos de encontro e de formação cristã e humana.

1 São definidos MEMBROS AGREGADOS da “Semente Viva” aqueles que, apesar de não aderir formalmente a ela, oferecem sua colaboração nas atividades com esta específica pertença. Eles são divididos em Voluntários evangelizadores, Amigos da Evangelização e intercessores para a evangelização.



  • Voluntários evangelizadores são homens e mulheres que oferecem seu tempo e seus dons na preparação e realização das atividades de evangelização da “Semente Viva”. Eles não têm nenhum laço duradouro com a Associação, mas se envolvem em atividades específicas, assumindo-as com responsabilidade e comprometimento.
    Eles encontram na Associação o lugar para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e cristã também, através da participação aos encontros e às atividades oferecidas pelos Membros Efetivos.
    A Associação fica atenta a destacar a presença de cada um, dando a chance de colocar a serviço da evangelização os dons e talentos pessoais.
  • Os amigos de evangelização são homens e mulheres que colaboram com “Semente Viva”, oferecendo ajuda material e apoio financeiro aos projetos de evangelização atuados. Eles não têm qualquer relação com a Associação, mas a olham com simpatia, compartilhando o propósito específico.
    Para eles também a Associação é um lugar onde podem encontrar um espaço de reunião e acolhida, e encontros especiais de formação humana e cristã.
  • Os intercessores para a evangelização são homens e mulheres que, impossibilitados a participar das atividades da Associação, mas compartilhando o propósito específico, comprometem-se a apoiá-la com sua oração e com a oferta das fadigas e dos sofrimentos diários.

6. Os Membros que desejam dedicar-se inteiramente à evangelização, sentindo por isso um apelo especial – depois de um discernimento sério e verificada sua adequação – consagraram privadamente suas vidas para o Senhor, para esta finalidade, dentro da Associação, através da emissão de votos privados sob a lei. Eles viverão de preferência em Fraternidade de vida, conforme determinado pelos Regulamentos.

  • 1. As orientações e as lineas gerais para o discernimento, a acolhida e o caminho de formação de aqueles que desejam viver um caminho de consagração para a evangelização em Semente Viva se encontram num regulamneto específico.
  •  2. A casa da Fraternidade de vida é também sede da Associação, ponto de referência natural para as reuniões, para o diálogo entre os membros ou para a recepção de jovens e adultos que querem um acompanhamento pessoal ou quer ter a experiência de formação para a evangelização . Todo mundo sinta-se acolhido, amado, querido; nela encontre um lugar de paz e refrigério, um lugar onde encontrar uma comunidade de irmãos e irmãs, uma casa aonde poder entrar e sair a qualquer momento, experimentando, através da aceitação, compreensão e amor dos membros, o amor trinitário.
  • 3. A quem entrar na casa, desejamos oferecer a experiência de “Betânia”, lembrando quanto Jesus vivia quando visitava os amigos Lázaro, Maria e Marta: a verdadeira amizade, um clima de oração e um estímulo para o serviço. Acima de tudo, desejamos oferecer, a descoberta do “carisma” da Associação, a alegria do encontro vivo com o Senhor.
  • 4. A Casa é um lugar de acolhida também para quem quer viver uma experiência de vivência juntos por alguns dias.
  • 5. Um lugar da casa é consagrado a lugar de oração. Com a autorização do bispo diocesano este lugar é consagrado como capela, com a presença da , com a presença do Senhor Jesus na Santa Eucaristia.
  • 6. A todos os membros (Efetivos e Agregados), a Associação oferece a oportunidade de vivenciar uma experiência de comunidade através encontros de partilha, de escuta e meditação da Palavra.