Atividades

7. As atividades da Semente Viva são endireitada, em especial:

  1. aos não-crentes e não-cristãos, que apresentem um desejo de conhecer a fé cristã;
  2. aos cristãos católicos não praticantes;
  3. aos cristãos praticantes que desejam fortalecer sua fé.

É dada especial atenção aos adolescentes e jovens.

 



  • 1. As atividades de Semente Viva estão abertas a todos, mas em particular, buscamos e nos endireitamos àqueles que ainda não viveram o encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro, revelado por Jesus Cristo, através do dom da sua vida na cruz e o envio de Seu Espírito.
  • 2. Qualquer tipo de atividade pode ser realizada, desde que respeite a finalidade da Associação.

Podemos distinguir três grupos de atividades realizadas por Semente Viva:

1 – Atividades de agregação

2 – Atividades de evangelização

3 – Atividades  de formação

As atividades de agregação são predominantemente atividades seculares, que não têm um anúncio explícito do Evangelho de Jesus Cristo. Eles são a maneira de entrar em contato com as pessoas e especialmente os jovens, que não seriamos capazes de alcançar de outra forma. Reconhecemos como atividade privilegiadas aquelas que visam alcançar quem está longe de Cristo, independentemente do ambiente em que vive, oferecendo experiências diferenciadas para crianças, jovens e adultos. Exemplo destes podem ser:

  • oficinas de arte e cultura
  • atividades festivas de agregação
  • jantares dos povos
  • visitas e atividades em lugares de agregação de jovens
  • realização de work-shop
  • peças de teatro e shows
  • viagens e visitas culturais
  • excursões na natureza

Essas atividades são uma forma para encontrar pessoas e especialmente os jovens, para deixá-los experimentar a alegria do Ressuscitado não tanto com palavras, mas oferecendo o testemunho alegre da sua vida, uma acolhida que compreende e uma amizade sem condições. O contato pessoal e profundo é o primeiro passo para que o outro se descubra amado e se reacenda nele o desejo de conhecer a Fonte desse amor.

As atividade de evangelização podem ser propostas como uma conclusão  normal das atividades de agregação (oferecendo às pessoas que alcançamos a oportunidade da experiência do encontro com Jesus), seja como atividades específicas (para alcançar qualquer pessoa que o Senhor quer que encontramos na sua Providência). O objetivo é sempre o de permitir a experiência do amor de Deus e da alegria do encontro com Ele.

A imaginação e criatividade guiam na proposta das atividades, no entanto acreditamos experiências importantes o Evento Jovem, nascido no seio da Associação, o curso Nova Vida da SESA, a experiência de Uma luz na noite das Sentinelas da Manhã, o curso Alpha, os 10 mandamentos … A Associação também permanece aberta e em busca de métodos de evangelização viáveis que podem ser propostas novamente pela mesma.



Considere-se também atividades de evangelização os momentos de oração e meditação, que, constantemente ou em determinados momentos, vivemos como experiências abertas a todos (a Liturgia das Horas, a adoração eucarística, PCE…). Por esta razão, as reuniões são preparadas com cuidado, prestando atenção especial para que quem vem de fora se sinta  envolvido e amado.

As atividade de formação são oferecidos a todos aqueles com quem se entra em contato; prefere-se sempre uma metodologia kerigmática. A acão de formação, na especificidade do carisma de Semente Viva, é voltada não só para o crescimento humano e espiritual da pessoa, mas também para aumentar a consciência da sua missão na Igreja e na consequente necessidade de se colocar em jogo, oferecendo o seu próprio serviço , de acordo com os seus dons e carismas e no discernimento da vontade de Deus em suas vidas.

São oportunidades importantes para a formação, seja para aqueles que começa, o caminho seja para os membros da Associação, a experiência do Bibliodrama e os Cursos da Escola de Evangelização Santo André.

As atividades de formação também podem ser experimentadas através da reunião em pequenos grupos no território.

Na formação é sempre dada a centralidade à Palavra de Deus



  • 3. Cada atividade é realizadas na comunhão entre todos os membros, mesmo quando não todo participam. Ciente de que o Senhor usa os dons humanos, para cada atividade são enviados para frente as pessoas que, por seus talentos pessoais, mais facilmente se prestam à realização de aquele tipo específico de atividade. Isso não exclui a participação dos outros membros e realização da mesma em conjunto.
  • 4. Em todas as atividades, os membros da Associação estão cientes de que além deles e da pobreza de suas pessoas é o Senhor que age, através do Seu Espírito. Por isso, antes de qualquer atividade, se juntam com todos os colaboradores também para invocar a força e o poder do Espírito Santo, com um simples momento de oração e de envio. Na realização do evento são envolvidos especialmente os Intercessores para evangelização que, tanto quanto possível, serão informados sobre o início e sobre o desenrolar do mesmo.
  • 5. Conscientes da presença do Maligno e da sua tentativa de entravar quem quer levar o homem a Deus, os membros de Semente Viva desejam realizar cada atividade na graça plena de Deus. Por isso, se comprometem a começar a atividade reconciliados com Deus, através do sacramento da Reconciliação, e reconciliados com seus irmãos, se algum mal-entendido pequeno ou grande ou tensão podem ter criado ruptura na relação. Vamos ao encontro dos outros em plena unidade com quem está ao nosso lado e com Deus
  • 6. A Associação está a serviço da Igreja e na Igreja. Por esta razão, sempre deixará aberta a possibilidade de que outros homens e mulheres leigos que desejam viver uma experiência de evangelização, apesar de pertencer a grupos, associações ou paróquias diferentes, possam estar envolvidos na realização das atividades. Para eles, antes dos eventos, serão propostos encontros de formação específicas, a fim de chegar aos outros em plena unidade e comunhão.
  • 7. Na conclusão de qualquer atividade os membros de Semente Viva se reúnem para agradecer ao Senhor pelos frutos da experiência e também destacar as áreas de melhoria.

Se estavam envolvido na atividade de uma maneira particular outros grupos ou associações, se viverá um momento de verificação mesmo com eles.

  • 8. Ciente de que o dom de si e gratuidade são uma porta para experimentar o amor de Deus, e, em seguida, para encontrá-Lo em plenitude, aqueles com que entramos em contato são envolvidos como protagonistas das atividades, tendo a oportunidade de experimentar a alegria de dar aos outros, em disponibilizar seus próprios dons e carismas, passando de ser “evangelizados” ser “evangelizadores”.

Temos o cuidado de acompanhar e apoiar aqueles que fazem parte dessa onda de generosidade, através do incentivo, confiança, disponibilidade a responder às perguntas ou a ajudá-los em momentos de angústia e desânimo. Neste sentido também os “novos” evangelizadores são entre os destinatários das atividades e das atenções dos Membros da Semente Viva, A associação tem cuidado a promover para eles também momentos de encontro e formação específica ou a direcioná-los as outros encontros de formação propostos por outras realidades, segundo sua especifica sensibilidade.

8. Semente Viva, em plena comunhão com os Ordenários locais, desenvolve suas atividades na Diocese em que tem uma Sede ou em outra, se foram chamados a fazê-lo. Na Diocese, privilegia as paróquias lideradas por Sacerdotes Membros da Associação.

 

  1. A escolha do local de realização da atividade é dirigida em particular, ouvindo a vontade de Deus através de Seu amor providente. Para quaisquer atividades, realizadas na estrada ou ambientes leigos, prestamos atenção para manter a comunhão com o Pároco do lugar e envolver, na medida do possível, também os leigos do território, oferecendo-lhes a oportunidade de crescer na dimensão missionária.
  2. Tanto quanto possível, e se a estrutura o permite, os membros da ” Semente viva” propõe atividades na Sede da Associação.