O que é uma PCP

O projeto das Pequenas Comunidades da Palavra é uma proposta da Associação Semente Viva, cujo objetivo é evangelizar a partir do encontro vivo e experiencial com a Palavra, através do uso da arte e criatividade. O projeto é colocado a disposição das Paróquias.

1. O que é uma Pequena Comunidade da Palavra

A Pequena Comunidade da Palavra é um grupo de pessoas que se reúne semanalmente em uma casa para ler e meditar a Palavra de Deus de forma experiencial e partilhar a vida à luz da mesma, seguindo o percurso do evangelho proposto pela liturgia dominical.

2. Características da PCP

  • É um grupo pequeno, para permitir a partilha de todos;
  • Encontra-se, possivelmente, em um ambiente familiar (uma casa…);
  • A meditação da Palavra é feita de uma forma experiencial, através das técnicas simbólicas do Bibliodrama, e tem o objetivo de um espelhamento pessoal;
  • A partilha é feita seguindo as regras de um encontro de Bibliodrama, de forma intersubjetiva e não interdependente (cada um partilha a partir de sua experiência, sem retomar o que o outro fala; se partilham experiências e não idéias, focando-se nas propostas de espelhamento que são feitas durante a meditação).

3. O Animador da PCP

  • É uma pessoa que, antes de tudo, sabe criar relação e harmonia no grupo;
  • Facilita os vários momentos do encontro, ajudando na oração inicial, na leitura da Palavra e -depois da meditação – na partilha, ajudando a permanecer nas perguntas propostas;
  • Ele ou outro facilitador propõe a meditação “ao vivo” ou também através do vídeo, predispondo tudo para sua visão.

4. As meditações

As meditações são feitas seguindo as ferramentas simbólicas e imaginativas da metodologia do Bibliodrama, usada, neste caso, para transmitir conteúdos. Objetivo é o espelhamento pessoal (o que esta Palavra fala à minha vida).

As ferramentas de aprofundamento básicas utilizadas são a esquematização simbólica da cena e a representação simbólica dos conceitos apresentados pelo trecho considerado, usadas para levar o participante a espelhar, no trecho bíblico, algo da própria vida. Assim como, para cada encontro, é prevista uma dinâmica de visualização guiada que poderá ser realizada através de um áudio.

A dimensão simbólica no Bibliodrama é de grande importância, pois permite vivenciar a passagem do nível da realidade (a vida real das pessoas que participam da experiência) ao nível da meia realidade (a história das personagens, seus sentimentos e pensamentos), além de transmitir, de forma criativa, conceitos e idéias. No âmbito formativo, o uso simbólico dos panos ajuda quem escuta a entrar mais facilmente no contexto e também a gravar na memória.

Os roteiros das meditações são preparados pelo Centro de Bibliodrama Pastoral, e são disponíveis seja em material físico (papel, DVD) que online.

5. Dentro de uma rede

Na Página Facebook da Associação Semente Viva há o grupo PEQUENAS COMUNIDADES DA PALAVRA ao qual poderão aderir todos os participantes das PCPs, onde cada um  poderá encontrar os vídeos das meditações e o material usado, e onde poderá também escrever, se quiser, sua experiência pessoal. Os Animadores, se puder, poderão também fazer, de vez em quando, uma síntese da experiência com eventuais fotos que serão publicada no grupo.