“Incomprensão” (Lc 9,28b-36) (II Domingo de Quaresma – Ano C – Participante)

Leitura do evangelho (Lc 9,28b-36)

Naquele tempo: Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: ‘Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.’ Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!’ Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.



Para a meditação pessoal

  1. Subindo à montanha para rezar. Onde estou na minha experiência de seguir Jesus: como Pedro, como João, como Thiago, com um os outros que ficaram em baixo? E qual emoção sinto me colocando neste lugar?
  2. A oração que tranforma: O encontro com Deus em oração me transforma? Os outros percebem esta mudança? E se isso não estiver acontecendo, qual é o motivo?
  3. Incapazes de entrar no mistério: O que representa para nós aquele véu que cobriu os discípulos, aquele sono? O quê nos impede de ver com clareza, como se estivéssemos dormindo?
  4. Permanecer para sempre na glória: Na sua esperiência você também  “seleciona” as palavras de Jesus, acolhendo talvez as mais fáceis de viver, ignorando as outras ? Qual é a Palavra de Jesus que atualmente você sente como a mais díficil de viver?
  5. O segredo da vida: Qual é o segredo que você está guardando em sua vida, talvez porque se sinta incompreendido ou talvez porque seja um fardo muito pesado e você nao seria capaz de comunicá-lo, compartilhá-lo..? E, diante deste “segredo”, você consegue encontrar a força na escuta da Sua Palavra na sua vida cotidiana?
Esta entrada foi publicada em Folhetos para os Partecipantes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *