Inversão de papéis

Os panos coloridos ajudam a tornar “visíveis” as personagens do texto bíblico. Cada participante, ajudado pelo facilitador, escolhe aquela personagem que o atrai mais ou que mais ressoa nele naquele momento: não a de que gosta mais, mas aquela  que, neste momento, há algo a lhe dizer, sen-tindo-se es-colhido “por” ela.

A ferramenta da inversão de papéis ajuda o participante a “se tornar” aquela personagem, a entrar no papel dela, vivenciando por dentro a cena. A pessoa, a partir daquele momento, é convidada a não ser mais si mesma mas aquela personagem… de forma espontânea, fala e age sentindo-se na pele dela, interagindo também com outras personagens da cena. O texto, desta forma, se torna mais vivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A inversão de papéis permite a passagem do nível da realidade ao nível da meia-realidade. Esta passagem, normalmente, se realiza fechando os olhos para se sentir, antes de tudo interiormente, aquela personagem. Isso se dá contempora-neamente no grupo, e o tempo é dado pelo facilitador, ou pessoalmente, quando a ferramenta é feita por um só.