Objetivos

Para permitir um maior aprofundamento do Bibliodrama e uma maior organização para a difusão do método e a formação de Facilitadores e de Formadores, em 2017 é criado o Centro de Bibliodrama Pastoral, no Centro Social “Maria Goretti” da Paróquia São Rafael no Bairro da Mooca, com a colaboração entre a Associação Semente Viva e os Padres Barnabitas.

São três os objetivos que o Centro de Bibliodrama se propõe:

  1. Oferecer uma formação metodológica básica e também especializada, para formar Facilitadores e Formadores de Bibliodrama que possam difundir o método do Bibliodrama Pastoral no solo brasileiro.
  2. Aprofundar o método nos seus conteúdos fundamentais e nas suas aplicações, através de oficinas específicas e a criação de equipes de trabalho.
  3. Oferecer vivências espirituais, catequéticas e de formação humana e cristã através deste método, diferenciadas também por idade, abertas a todos.

Encontros e vivências são abertos a todos. Para permitir a formação de formadores também de quem mora distante ou fora de São Paulo, as oficinas são oferecidas durante um fim de semana por mês, tendo início no mês de fevereiro, com duração de dois anos.

O Centro de Bibliodrama colabora com a Paróquia São Rafael, que se torna paróquia piloto em utilizar o Bibliodrama como método pastoral e para um projeto de evangelização e missionário.

O trabalho de Bibliodrama no Centro é realizado em colaboração entre a Associação Semente Viva e a Comunidade dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP) (Barnabitas). Responsável da formação é Ir. Loredana Vigini, da Associação Semente Viva, junto com Pe. Wesley Machado, barnabita.