COMUNICAÇÃO n. 2/2019 (26/06/2019): Apresentação da Semente Viva

Boa tarde a todos! Sendo que quase todos vocês expressaram o desejo de fazer parte da Associação Semente Viva, que aqui no Brasil opera mesmo para a difusão do Bibliodrama Pastoral, preparei uma breve apresentação, para esclarecer o que é e as várias modalidades de pertença. Assim para esclarecer quem ainda não decidiu sua forma de pertença. Espero que isso possa ajudar. Se alguém quer comunicar algo sobre isso pode fazê-lo no meu wp pessoal. Abraço!

APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SEMENTE VIVA

BREVE HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DE SEMENTE VIVA

Em 1990, com 21 anos, Loredana Vigini entrou em uma das novas realidades eclesiais, a Comunidade Missionária de Villaregia, onde foi formada à vida consagrada com um forte carisma comunitário, missionário e de abandono na vida de providência.

Em outubro de 2011, depois de um longo discernimento, que aprofundou-se durante a experiência vivenciada no Brasil entre 2008 e 2011, Loredana obteve a possibilidade de um ano de ausência da Comunidade para verificar algo que sentia no coração, ou seja o desejo de doar a vida focalizando-se mais na Evangelização com a Palavra de Deus e com o uso da criatividade e da arte. Durante este tempo, na sua cidade natal de Trieste (Itália), propôs várias iniciativas, especificamente:

–     um projeto artistíco cultural para jovens, que se concluiu com uma representação artística multicultural

–      experiências de oração na praia, com cantos, danças e dramatizações da Palavra,

–     um fim de semana kerigmatico para jovens (“Evento jovens”), no qual jovens evangelizavam outros jovens,

–     uma experiência semanal de adoração eucarística multilingue, valorizando a diversidade dos povos presentes na cidade de Trieste (na divisa entre Itália, Slovenia e Àustria).

Todas estas atividades, que uniam criatividade, arte, alegria, valorização das originalidades e profunda espiritualidade, criaram um grupo de pessoas que pediam acompanhamento, formação, vida comunitária, experiências de evangelização nas quais serem protagonistas, para experimentar a alegria de se doar, com o estilo criativo proposto por Loredana.

O discernimento desta realidade nascente, feito com Pe. Fábio Ritossa, diretor espiritual, e com o Arcebispo de Trieste, Dom Giampaolo Crepaldi, levou Loredana a fazer, em outubro de 2012, o pedido de demissão da Comunidade Missionária de Villaregia para começar uma obra nova, “Semente Viva”, como Associação Privada de Fiéis, que teria o carisma de evangelizar na criatividade e na alegria, antes de tudo mostrando a própria alegria de pertencer a Deus, também nos momentos difíceis da vida. Co-fundador da associação foi o Pe. Fábio Ritossa.

A Associação foi acolhida uficialmente pelo Arcebispo com uma celebração de Aprovação dos Estatutos na capela curial no dia 12/12/2012, data na qual festeja sua Fundação, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe. O Decreto de reconhecimento foi assinado no dia 14/01/2013. Sendo que, nesse mesmo periodo, Loredana teve que sofrer uma cirurgia na cabeça por causa de um tumor, descoberto poucos dias antes da Celebração dos Estatutos, logo depois da aprovação teve um tempo de pausa, e a primeira Assembleia Costitutiva realizou-se somente alguns meses depois. A emissão da Promessa dos primeiros Membros Evangelizadores da Associação aconteceu em junho de 2013, no dia da Festa de Pentecostes, e foi definido que a Promessa seria realizada, sucessivamente, no dia 12 de dezembro de cada ano.

Sendo que os votos realizados na Comunidade Missionária de Villaregia eram  privados, Loredana continuou sua vida consagrada com os mesmos compromissos religiosos de antes (os votos de pobreza, castidade, obediência e o quarto voto de comunidade para a missão ad gentes), mas fazendo referência ao Estatuto da Semente Viva e referindo-se ao Arcebispo da Diocese de Trieste, que aprovou, no Estatuto da nova Associação, a possibilidade de que outros Membros pudessem, na liberdade, seguir um caminho de consagração com votos privados, improntada no carisma associativo. Mas a escolha, desde o começo, foi que o que sigilava a pertença à Associação era a emissão da Promessa de Evangelizar na Alegria, que podia ser feita por qualquer um independentemente do seu estado de vida.

Semente Viva foi acolhida na Arquidiocese de São Paulo em 2017.

CARISMA

A Associação tem o fim da Evangelização, colaborando com a missão evangelizadora da Igreja.

Os fundamentos do carisma são:

–     Evangelizar na alegria, antes de tudo testemunhando a alegria de pertencer a Deus, utilizando modalidade criativas e artísticas e valorizando a originalidade de cada um;

–     Viver a comunhão trinitária, entre os membros mas também com o bispo da Diocese onde se age, mantendo uma relação serena e de comunhão;

–     Seguir os caminhos da Providência de Deus, cultivando um olhar contemplativo sobre os fatos e os acontecimentos para entender e acolher a vontade de Deus.

MEMBROS  

Semente Viva é formada por Membros Internos e Membros Agregados.

Os Membros internos são os Evangelizadores na Alegria. Eles sugelam a pertença à Associação emitindo, no dia 12 de dezembro de todo ano, a Promessa de Evangelizar na Alegria,comprometendo-se a levar o carisma associativo nas próprias atividades. Perfil do Evangelizador da Semente Viva é ser uma pessoa comprometida em nível eclesial, em plena comunhão com a igreja católica e com a consciencia clara de ser amado por Deus, percebendo, de conseguência, a urgência de que outros possam experimentar este amor. Com criatividade e deixando-se guiar pela providência de Deus, procura os caminhos mais certos no seu contexto para que isso se realize.

Os Membros agregados não assumem o compromisso da Promessa mas colaboram com as atividades associativas. São Voluntários para a evangelização, que colaboram nas atividades de evangelização da Associação; Amigos da evangelização, que colaboram materialmente ou com um trabalho voluntário especifico, Intercessores para a evangelização, que se comprometem em rezar para as atividades da associação.

Cada Evangelizador na Alegria é chamado a suscitar, ao seu redor, Voluntários, Amigos e Intercessores, valorizando os dons de cada um, e fazendo entrar outros na rede da evangelização e do dom de si.

Podem pertencer à Associação leigos/as, religiosos/as e sacerdotes. Cada um vive o carisma na sua situação de vida específica. Os leigos vivem o carisma pondo seus dons pessoais, sua originalidade e criatividade a serviço da evangelização. Os religiosos são convidados a enriquecer a Associação com o específico carisma da congregação religiosa à qual pertencem, mostrando como a evangelização na alegria pode incarnar-se na diversidade de vocações. Os sacerdotes podem oferecer à Associação seu ministério específico e colaborar para a formação humana e espiritual dos Membros.

ATIVIDADES

Os Evangelizadores na Alegria podem realizar e acompanhar qualquer atividade seja em sintonia com o carisma associativo.

As atividades podem ser de Agregação (para alcançar quem está mais distante), de Evangelização (oferecendo o kerigma de forma criativa) e de Formação (acompanhando quem foi evangelizado).

Entre as atividades de formação são privilegiados as Vivências de Bibliodrama e os Cursos da Escola de Evangelização Santo André, privilegiando sempre uma modalidade querigmática e centrada na Palavra de Deus.

Os Membros Agregados colaboram nas atividades segundo suas possibilidades e sua escolha específica de pertença.

ORAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO SEMENTE VIVA

ORAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COM A PROMESSA DE EVANGELIZAR NA ALEGRIA

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO PARA A EVANGELIZAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, PADROEIRA DA ASSOCIAÇÃO SEMENTE VIVA

Esta entrada foi publicada em Comunicações Centro. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *