Formador de Bibliodrama

 

PAPEL DO FORMADOR DE BIBLIODRAMA PASTORAL

Formador metodológico de Bibliodrama Pastoral é uma pessoa que, ja sendo facilitadora de Bibliodrama e possuindo bem o método, tendo experimentado muitos encontros e recebido uma formação específica, pode transmitir as ferramentas do método em cursos para formar catequistas ou facilitadores de bibliodrama, e acompanhar com sua supervisão a caminhada de formação de quem deseja conseguir o diploma de Facilitador.

PERCURSO PARA RECEBER A CERTIFICAÇÃO

  Experiência Tempo
1 Ter conseguido o Certificado de Facilitador de Bibliodrama 2 anos
2 Demonstrar conhecimento básico bíblico, teológico, litúrgico e pedagógico
3 Demonstrar conhecimento das várias aplicações do Bibliodrama: na catequese, na liturgia, nos encontros biblicos, no acompanhamento espiritual e de formaçaõ humana, na Evangelização, na cura interior e em outras eventuais que fôssem aprofundadas pelo Centro de Bibliodrama, sendo colocadas dentro do percurso de formação.
4 Participar como Assessor a pelos menos 3 cursos com outro Formador reconhecido
5 Oferecer, supervisionado, pelos menos 1 curso para catequistas e 1 curso completo
6 Enviar o pedido de Certificado de Formador de Bibliodrama ao Setor de Bibliodrama da Associação Semente Viva com a síntese do percurso feito.  

O Certificado será entregue depois de um ano, no mínimo, desde o obtenção do Certificado de Facilitador,  tendo realizado o percurso completo.

O percurso completo como Facilitador e Formador de Bibliodrama é oferecido pela Associação Semente Viva no Centro de Bibliodrama, através de encontros que acontecem um domingo por mês. Nestes encontros, além do método, são oferecidos os conteúdos básicos bíblicos, teológicos, litúrgicos e pedagógicos necessários, e também o aprofundamento do Bibliodrama nas suas várias aplicações. Quem não puder participar desta formação devido à distância, deverá demonstrar de conhecer os conteúdos do programa oferecido pelo Centro e proporcionado  através de outros materiais (apostilas, artigos, vídeos, gravações, etc.).

A caminhada de formação como Formador é supervisionada necessáriamente pelo Centro de Bibliodrama, através de Formadores escolhidos, adequatamente preparados para isso através de uma formação específicas.

Até formar outros Formadores de Formadores, responsáveis pela caminhada de formação dos Formadores ficam a Ir. Loredana Vigini, da Associação Semente Viva, junto com o Pe. Wesley Pereira Machado, da Comunidade São Paulo Apóstolo.

SIGNIFICADO DA CERTIFICAÇÃO

  • Capacita para dar os cursos de formação ao método
  • Capacita acompanhar como supervisor a caminhada de formação de quem deseja conseguir o diploma de Facilitador.
  • Permite entrar na rede dos Formadores de Bibliodrama da Semente Viva
  • Permite ser enviados por ela a dar cursos de Formação para as paróquias e realidades que pedirem à Associação 
  • Permite difundir os próprios eventos de Bibliodrama através das rede sociais da Semente Viva (site, página facebook, canal do youtube)

COMPROMISSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

O Catequista Facilitador de Encontro com Ferramentas de Bibliodrama reconhecido pela Associação Semente Viva entra a fazer parte do grupo dos Voluntários Evangelizadores da mesma. Sendo Membro Agregado da Semente Viva, receberá pela mesma a possibilidade de formação permanente, como previsto no Estatuto.