Certificações

O Bibliodrama é um método para encontrar, de um jeito expressivo e experiencial, o texto sagrado, vivenciando a experiência das personagens da cena bíblica. Ele pode ser proposto em grupos de diferentes idades e identidades por um facilitador capacitado atráves de uma formação específica.

O Facilitador usa deste método que não pede grandes capacidades ou dons naturais: quem “faz” o encontro, na realidade, é o grupo, e quem o conduz é o Espírito Santo. Mas precisa de um facilitador, que torna possível e real tudo isso. O facilitador, tendo aprendido algumas técnicas de comunicação expressiva e tendo no coração cada pessoa, considerando-a na sua positividade e potencialidade, ajuda a tornar flúida a interrelação entre os participantes ao encontrarem juntos o texto bíblico.

Ao facilitador é pedido: competência metodológica, conhecimento bíblico mas, antes de tudo, autenticidade. Pondo-se em relação humilde e verdadeira, procurando não o successo pessoal mas o bem do outro e do grupo, aprende a colher a ação do Espírito Santo no “aqui e agora” e guiar o grupo a este encontro.

Para se tornar facilitador é necessária uma formação, de acordo com a forma de usar o Bibliodrama no grupo e ao objetivo do grupo mesmo.

Ao usar o método do bibliodrama há três diferentes papéis:

  1. FACILITADOR CATEQUISTA: é uma pessoa que conduz um grupo bíblico ou de catequese, seja de adultos ou de crianças, para aprofundar mais a fé através de um maior conhecimento da Palavra. Seu papel é ajudar os participantes a entenderem mais a Palavra para um encontro mais profundo com Deus. Ele pode usar das ferramentas de Bibliodrama para tornar este encontro com a Palavra mais experiencial e mais envolvente. Neste caso, falamos de encontros com ferramentas de Bibliodrama.
  2. FACILITADOR DE BIBLIODRAMA: é uma pessoa que facilita encontros cujo centro é a Palavra de Deus, mas o objetivo é um encontro integral da pessoa não só com Deus mas também consigo mesma, entrando na realidade profunda de seu ser, abrindo as portas do coração para a ação potente do Espírito, que por meio da Palavra age curando, libertando, reforçando e dando luz à missão específica da pessoa. O facilitador privilegia ferramentas ativas de Bibliodrama que valorizem a experiência pessoal, as emoções, os sentidos, e deixa um amplo espaço dentro do qual a Palavra, independentemente de qualquer comentário, possa ressoar livremente e de forma pessoal nos participantes. Seu papel é facilitar o encontro com as experiências de vida dos participantes, ajudando-os a se expressarem livremente, favorecendo a abertura dos canais expressivos e das diferentes ocasiões de espelhamento no texto e nos outros.
  3. FORMADOR METODOLÓGICO DE BIBLIODRAMA: é uma pessoa que, ja sendo facilitadora de Bibliodrama e possuindo bem o método, tendo experimentado muitos encontros e recebido uma formação específica, pode transmitir as ferramentas do método em cursos para formar catequistas ou facilitadores de bibliodrama, e acompanhar com sua supervisão a caminhada de formação de quem deseja conseguir o diploma de facilitador.

Os três diferentes papéis precisam de uma formação diferenciada, que detalhamos em seguida.



Esta formação pode ser reconhecida através de um Certificado
dado pela Associação Semente Viva,
seguindo os mesmos percursos indicados
pela Associação Italiana Bibliodrama
na qual Semente Viva está inserida.

Além de representar uma confirmação do uso do método de forma correta, o Certificado  permite entrar na rede da Associação Semente Viva pela difusão do método, podendo, de um lado, usar dos meios de comunicação da mesma (site, página facebook, canal do Youtube) para difundir os próprios eventos, e do outro, podendo ser enviados por ela para para proporcionar vivências bíblicas, espirituais, formativas e de evangelização em outras realidades.   Os Facilitadores contribuem à missão evangelizadora da Igreja, difundindo e proporcionando experiências profundas de encontro com Deus através da Sua Palavra. A Associação “Semente Viva” fornece a assistência necessária e também uma formação permanente para os Facilitadores, focando sempre mais o compromisso vocacional missionário.

Vejam os detalhes do caminho de formação: