Catequista facilitador

 

PAPEL DO CATEQUISTA FACILITADOR

O Catequista facilitador de encontro com ferramentas de Bibliodrama  é uma pessoa que conduz um grupo bíblico ou de catequese, seja de adultos ou de crianças, para aprofundar mais a fé através de um maior conhecimento da Palavra. Seu papel é ajudar os participantes a entenderem mais a Palavra para um encontro mais profundo com Deus. Ele pode usar das ferramentas de Bibliodrama para tornar este encontro com a Palavra mais experiencial e mais envolvente. Neste caso, falamos de encontros com ferramentas de Bibliodrama.

PERCURSO DE FORMAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO

  Experiência Tempo
1 Curso bâsico da metodologia do Bibliodrama. 12 horas
2 Experimentar o método, de forma supervisionada, em pelos menos 10 encontros com ferramentas de Bibliodrama 1 ano no mínimo
3 Preparar pelos menos 5 roteiros supervisionados de Bibliodrama
4 Escrever uma pequena relação sobre o uso de técnicas de Bibliodrama focada ao grupo que facilita.
5 Enviar o pedido de Certificado de Facilitador Catequista ao Setor de Bibliodrama da Associação Semente Viva com a síntese do percurso feito.  

O Certificado será entregue depois um ano, no mínimo, desde a vivência do curso básico e tendo realizado o percurso completo.



SIGNIFICADO DA CERTIFICAÇÃO

  • Representa uma confirmação do uso do método de forma correta
  • Permite entrar na rede dos Catequistas Facilitadores da Semente Viva
  • Permite difundir os próprios encontros com ferramentas de Bibliodrama através das rede sociais da Semente Viva (site, página facebook, youtube)
  • Permite ser enviados por ela para fazer conhecer o método em outras realidades fazendo encontros com ferramentas de Bibliodrama

COMPROMISSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

O Catequista Facilitador de Encontro com Ferramentas de Bibliodrama reconhecido pela Associação Semente Viva entra a fazer parte do grupo dos Voluntários Evangelizadores da mesma. Sendo Membro Agregado da Semente Viva, receberá pela mesma a possibilidade de formação permanente, como previsto no Estatuto.