Percurso de formação

Para ajudar um grupo a se encontrar com a Palavra de Deus através do método do Bibliodrama é necessária uma formação. No Brasil, esta formação está sendo oferecida pela formadora Loredana Vigini, reconhecida e habilitada pela AIB (Associação Italiana Bibliodrama). Outros estão a caminho para se tornar formadores.

  • Curso básico: são oferecidas as ferramentas básicas de Bibliodrama a serem utilizadas em qualquer encontro. Esta formação básica permite começar a usar o método.

      Duração:12 horas

  • Curso Nível 2: centrado sobre a ferramenta mais complexa do Bibliodrama que é a dramatização da cena bíblica.

      Duração:14 horas

  • Curso Nível 3: centrado sobre as ferramentas de aquecimento psicomotor e o trabalho de criatividade imaginativa.

      Duração:14 horas

Os cursos são divididos em sessões de duas horas cada, que se podem realizar em um fim de semana  ou em mais dias nas paróquias ou realidades eclesiais.

O percurso completo, de 40 horas,
pode-se também realizar em 5 dias de retiro.

Aos participantes dos cursos será oferecido periodicamente material para uma formação permanente e, especificamente, propostas práticas para realizar Bibliodrama sobre o evangelho do domingo, com adultos, crianças e aplicado à liturgia. Além desta formação, são oferecidas oficinas para o uso do Bibliodrama em contextos específicos ou mesmo para aprofundar ferramentas mais complexas.

Quem participa dos cursos, se quiserem, podem vivenciar um percurso de formação personalizado supervisionado para ser reconhecido pela Associação Semente Viva como:

  • Catequista Facilitador de Encontro com Ferramentas de Bibliodrama
  • Facilitador de Bibliodrama
  • Formador de Bibliodrama