Escola EFBP

Uma escola online flexível para todos!

O projeto de formação Bibliodrama Pastoral é acompanhado por Loredana Vigini, atualmente no Brasil para um projeto de formação ao Bibliodrama dedicado em particular aos catequistas, em comunhão com a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB e com a Arquidiocese de São Paulo.


Sumário

O que é a Escola de Formação ao Bibliodrama Pastoral?

Como está estruturada

Por que se inscrever?

A EFBP Paroquial

Os módulos da EFBP


O que é a Escola de Formação ao Bibliodrama Pastoral?

A EFBP é uma proposta para aprofundar as ferramentas do Bibliodrama Pastoral que, desde 2019, foram detalhadas e descritas no livro “Bibliodrama Pastoral. 140 ferramentas para um encontro expressivo e experiencial com o texto bíblico. Manual Geral do Método”, editado pela Edtora Ave Maria. Este livro nasceu da experiência de Loredana Vigini no Brasil, onde pôde propor o Bibliodrama de forma contínua e diferenciada tanto em relação a grupos quanto em relação a ambientes de vida e lugares geográficos.

Todas as ferramentas do Bibliodrama Pastoral foram detalhadas tanto na sua realização como – e esta é a novidade – nas indicações a ter em conta na hora de as propor: o que elas podem suscitar nos participantes, como gerir o que pode acontecer em seguida, que ferramentas podem preparar a ferramenta aprofundada e quais podem ser as ferramentas a seguir. A Escola de Formação visa a retomar estas ferramentas, uma a uma, e oferecer exemplos concretos da sua realização, dotando o participante da capacidade não só de as utilizar como também de discernir quando, de fato, é oportuno incluí-las em um encontro.


Como está estruturada

A EFBP é composta por módulos e, nesse sentido, é bastante flexível. O primeiro módulo é o EFBP00, curso de “Introdução ao Bibliodrama Pastoral”. Este curso é obrigatório para quem nunca participou do Curso presencial de Bibliodrama, e serve para introduzir as ferramentas básicas da metodologia mas sobretudo o espírito que está na base do método. Estes são aspetos que é necessário ter em atenção para poder aprofundar as ferramentas posteriormente, caso contrário em cada módulo seria necessário voltar ao que está “na base” das mesmas.

Além do curso introdutório, os demais cursos podem ser participados sem prioridade, o que torna a EFBP flexível. Os módulos são oferecidos de forma contínua, durante o ano, e cada um participa daqueles que pode, a partir de sua disponibilidade de tempo. A participação “presencial”, ainda que à distância, é OBRIGATÓRIA: caso não possa participar em todos os dias do módulo, a aula em falta pode ser reposta na próxima data em que o módulo for proposto. Os encontros serão gravados e as gravações ficarão acessíveis apenas a quem participou do encontro: são disponibilizadas como auxílio para quem quiser retomar algumas passagens que talvez não tenham ficado claras para ele.


Por que se inscrever?

A EFBP pode ser um recurso nas mãos de quem tem a tarefa profissional e/ou eclesial do acompanhamento de grupos. Na verdade, é uma formação que ajuda a gerir os grupos de forma envolvente, ajudando-os a aprender “de dentro”, entrando em uma história; e sabemos que tudo se pode transmitir e aprender através de uma “história”. A forma envolvente do Bibliodrama Pastoral é disponibilizada para favorecer um aprendizado que vem antes de tudo da experiência, e não apenas de uma atividade mental e mnemônica. O Bibliodrama é experiência, e experiência é algo que “marca” cada pessoa, e a marca pode permanecer indelével nela. Por que não aproveitar disso?

Quem se inscreve aos módulos:

  • Pode aprender e/ou aprofundar ferramentas novas
  • Pode receber materiais de aprofundamento (em e-book)
  • Tem um acesso a uma formação continuada

    A EFBP Paroquial

    É possível a criação de uma EFBP Paroquial. Neste caso os cursos são agendados diretamente com a Paróquia. A diferença da EFBP de remoto, na EFBP paroquial, mesmo sendo realizada com o Formador de remoto, o grupo da Escola se encontra para viver a experiencia em conjunto. Esta modalidade é muito proveitosa pois permite experimentar ao vivo muitas das ferramentas que podem ser vivenciada só em grupo.

    Exigências para a criação de uma EFBP paroquial è que o grupo tenha ao menos 15 participantes.


    Os módulos da EFBP

    A EFBP é realizada através de 11 módulos.

    Veja aqui a lista completa dos módulos e os detalhes