4. Regras de participação

O método do Bibliodrama põe em jogo a pessoa em suas emoções e em seus relacionamentos. É importante que viva o encontro com uma confiança plena no facilitador e nos outros com os quais compartilha a experiência. Por esta razão, é necessário que todos aqueles que participam do encontro aceitem algumas regras, cujo respeito é essencial para que a pessoa se expresse em liberdade e possa viver a experiência integralmente .

É bom que essas regras sejam sempre mencionadas no início de um encontro, mesmo quando as pessoas já vivenciaram experiências de Bibliodrama em outras ocasiões, pois são o “pacto” entre os participantes daquela específica experiência.

Eis as regras essenciais:

–     Nunca julgue opiniões de outras pessoas e não ria.

–     Todos, livremente, falam de si mesmos e de seus próprios sentimentos, evitando responder como acontece nos debates.

–     Quem não se sentir pronto para executar uma indicação pode-se abster livremente.

–     O que é partilhado pelos participantes permanece no grupo, não conte para outras pessoas.

Cabe ao facilitador transmitir estas regras e também tomar cuidado para que sejam respeitadas, para o sucesso da experiência. Nas experiências com crianças, será bom integrar estas regras com outras relacionadas à disciplina.

Esta entrada foi publicada em Introdução ao Bibliodrama. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para 4. Regras de participação

  1. Regiane Vieira disse:

    gostaria de saber como posso participar do curso basico

  2. Domingo Nunes disse:

    Participei de uma oficina na Semana Brasileira de Catequese. Gostaria imensamente de aprofundar esta metodologia. Com Faço? Gostaria de saber se receberão minha inscrição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *