1. O que é Bibliodrama

Bibliodrama é um método que promove o encontro profundo entre a Palavra de Deus e a vida real de cada pessoa e, simultaneamente, facilita o confronto bíblico no grupo, no “aqui e agora” de um encontro espiritual e/ou formativo. Ele pode ser proposto por um facilitador a grupos de diferentes idades, e possibilita uma leitura animada e experiencial do texto sagrado, promovendo uma compreensão profunda e enriquecida pela ressonância interior dos participantes.

O encontro com a Palavra de Deus por meio do método do Bibliodrama  é uma possibilidade real para compartilhar o que a Palavra diz, evoca, estimula na imaginação e cumpre em cada participante, encontrando sua existência específica. O laboratório de Bibliodrama  permite vivenciar uma passagem bíblica, por exemplo, no papel e nos sentimentos de tal personagem, ou observar, por outro ângulo, o texto “ao vivo”, capturando todos seus aspectos, inclusive aqueles emocionais. Em outras palavras, este modo expressivo e experiencial tem, como objetivo, meditar ativamente os elementos do texto e recriá-los como imagens interiores personalizadas, relacionadas com sua realidade diária.

O confronto de grupo é realizado através de diversas formas de expressão: verbal, emocional, gráfico-artístico, com a foto-linguagem ou por meio de representações expressivas com o corpo e seus sentidos. Cada participante representa e expressa o que ele percebe como “autêntico” interiormente, estimulado pela passagem bíblica meditada. Tudo isso faz com que o grupo e o texto sagrado, neste encontro, se aprofundem, se expressem e se interpretem reciprocamente.

Este modo de leitura e de confronto de grupo permite entender melhor não só a mensagem da passagem bíblica, mas também as experiências, as emoções, os pensamentos, as resistências, as alegrias de seus personagens.

Esta abordagem metodológica, com criatividade, pode ajudar as pessoas a uma profundidade espiritual maior, permitindo um apoio espiritual e indiretamente psico – pedagógico para a existência de cada um.

O Bibliodrama desenvolveu-se lentamente em uma dúzia de nações, a partir do Concílio Vaticano II. Ele tem suas raízes mais antigas na “Composição de lugar” criada por Santo Inácio de Loyola em seus Exercícios Espirituais.

O método do Bibliodrama é muito útil para o ministério bíblico e em particular para a catequese. É um método muito flexível e personalizável, que pode facilmente se integrar com outros métodos e com várias artes expressivas, como dança , música, produção de vídeo-imagens, e assim por diante.

 

Esta entrada foi publicada em Introdução ao Bibliodrama. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para 1. O que é Bibliodrama

  1. Claudio Sawczen disse:

    Moramos em Guarulhos mas fazemos parte da Comunidade São Benedito do Jaçanã e participaremos da formação em Bibliodrama, nestes quatro dias, 23/02 e de 25/02 à 27/02/2019.
    Que seja realmente enriquecedor e nos auxilie em nossa caminhada de fé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *